Gestão de Riscos em Projetos

Um risco é um evento ou uma condição incerta que, caso aconteça, tem um efeito (negativo ou positivo) em pelo menos um objetivo do projeto. 

Gerenciamento de riscos em projetos é um conjunto de ações que tem o objetivo de aumentar as chances de um projeto ser concluído com sucesso.

Conforme o PMBOK, existem sete processos que são essenciais para um bom gerenciamento de riscos. São eles:

  1. Planejar o gerenciamento dos riscos;
  2. Identificar os riscos;
  3. Realizar a análise qualitativa dos riscos;
  4. Realizar a análise quantitativa dos riscos;
  5. Planejar as respostas aos riscos;
  6. Implementar respostas aos riscos;
  7. Monitorar os riscos.

Muitos desses processos citados pelo PMBOK acontecem simultaneamente e mais de uma vez durante a gestão do projeto, mas o mais importante é analisá-los separadamente, identificando as possíveis mitigações, impactos e respectivos responsáveis no que tange a responder pelo risco e sua respectiva mitigação.A nossa função é garantir que todos os riscos sejam identificados, mitigados e acompanhados de perto, para que o projeto seja entregue no prazo, data e atendendo a expectativa de todos.